Reunião do projeto OPTICIAN 2020

Nos dias 21 e 22 de abril participámos em mais uma reunião do projeto OPTICIAN 2020, representando Portugal, num projeto de investigação e desenvolvimento (R&D) a nível europeu, que terá a duração de três anos (2013-2016).
Esta foi a reunião de avaliação dos resultados obtidos durante os 18 meses já decorridos do projeto (18th review meeting optician 2020 project).

O projeto OPTICIAN 2020 é um projeto que visa produzir de forma flexível e por encomenda, em unidades de produção próximas do óptico (close-to-optician), óculos personalizados e customizados. A investigação necessária para atingir estes resultados é co-finaciada pela União Europeia, dentro da iniciativa “Factories of the future” do 7th Framework Programme”.

Liderado pela Fundación Privada Ascamm (Barcelona, Espanha) o consórcio de participantes neste projeto é formado por 10 parceiros de 6 países europeus (Espanha, Suíça, Reino Unido, Eslovénia, Bélgica e Portugal) que de uma forma equilibrada conjuga empresas de larga, média e pequena escala com centros tecnológicos. Este consórcio reune um potencial de perícia, design personalizado, engenharia de produção, tecnologias de produção e interações antropométricas e ergonómicas homem-produto unidas pela indústria dos cuidados visuais.