1978 – Fundação

Em 2 de Abril de 1978, o casal Carlos e Brígida Almeida criaram a sua empresa familiar no ramo da óptica, localizada na Rua Augusto Cardoso,77, em Setúbal.

 

1980 – Formação específica

Em 1980, Carlos Alberto Cordeiro de Almeida (Pita) obteve o diploma de Óptica Ocular, pela Associação Nacional dos Ópticos (Portugal), acumulada por 21 anos de experiência como profissional na área da Óptica Ocular.

 

1986 – Óptica Pita Grândola

loja-grandola-optica-pita-peq

A solidificação da área de negócio conduziu, em 1986, a abertura de uma filial na vila de Grândola, na Av. Jorge Nunes, 118,  com o objectivo de estender os serviços ao sul do distrito de Setúbal.

 

1989 – Contrato de Franchising Multiópticas

multiopticas

A expansão no mercado da Óptica, no Distrito de Setúbal criou condições de interesse mútuo, entre a Óptica Pita e a MultiOpticas para estabelecimento de um contrato de franchising, adoptando-se o nome comercial de MultiOpticas PITA.

 

1991 – Óptica Pita Setúbal Montebelo

loja-setubal-montebelo-optica-pita-peq

De modo a dar resposta ao mercado da zona nascente da cidade de Setúbal, foi aberta uma loja, localizada na Praça da Independência, Montebelo.

 

1992 – Expansão das instalações da sede (parte I) Setúbal Baixa

loja-setubal-baixa-optica-pita-peq

Adquirido um edifício de quatro pisos, com entrada pela Rua Augusto Cardoso, 64, proporcionando mais serviços, nomeadamente exames de Optometria e Contactologia e melhores condições da Oficina de montagem de óculos graduados.

 

2002 – Expansão das instalações da sede (parte II) Setúbal Baixa

Ampliação das instalações, permitindo duas entradas, pela Rua Augusto Cardoso e pela Rua do Bocage, duplicando área de atendimento ao público bem como ampliar as zonas de assistência técnica, serviços administrativos e sala de formação. Actualmente os serviços estão distribuídos do seguinte modo:

  • Piso 0 – Loja de Atendimento Comercial com a área de cerca de 200 metros quadrados
  • Piso 1 – Salas de Exames de Optometria, Contactologia e Ortóptica
  • Piso 1 – Oficina Técnica
  • Piso 2 – Administração, Serviços Administrativos e sala de reuniões e acções de formação contínua
  • Piso 3 – Armazém e Área Social

 

2002 – Área de Equipamentos de Protecção Individual (EPI´s)

Em 2002, especializamo-nos numa noutra área de negócio: serviços de óptica industrial através do fornecimento de produtos específico para a indústria.

 

2003 – Reorganização

No final de 2003, houve a preocupação de adequar a empresa às exigências do mercado actual e prepará-la para o futuro, com a integração dos dois filhos, representando a segunda geração da família, ambos com formação técnica e de gestão adequadas. Igualmente teve início um processo de reorganização, passando pela realização de um diagnóstico para implementação das acções necessárias, nomeadamente, de sensibilização e formação, definição e descrição das funções de cada colaborador da ÓPTICA PITA. A reorganização teve como referencial as normas da série ISO9001:2000, envolvendo todos os intervenientes, nomeadamente, Colaboradores, Clientes e Fornecedores.

 

2006 – Candidatura para a Certificação pela ISO9001:2000

No final de 2006, quando a nossa autoavaliação nos mostrou resultados de acordo com os objectivos estabelecidos, apresentámos a Candidatura para Certificação de acordo com a norma ISO 9001:2000. A auditoria de concessão teve lugar nos dias 21 e 22 de Dezembro, onde obtivemos excelentes resultados.

 

2007 – Concessão da Certificação pela Apcer

apcer-optica-pita

A Apcer concedeu a certificação, atribuindo o Certificado de Conformidade número 2007/CEP.2848. Orgulhamo-nos de estarmos integrados num número reduzido de empresas certificadas, no nosso ramo de negócio.

 

2008 – Internacionalização | Made 4 U

made4u_brochura-optica-pita

Projecto: MADE 4U – 2008/2012 (inserido no Seventh Framework Programme)

Objectivo: O Projecto consistia na Investigação de todos os aspectos técnicos necessários para a produção e comercialização de óculos personalizados (lentes e armações) de elevado valor acrescentado para pessoas com dificuldades visuais e do respectivo modelo de negócio para integrá-los no mercado.

Países Participantes: com uma empresa (Alemanha, Bélgica, Eslovénia, França, Suíça e Portugal), com duas empresas (Reino Unido) e com cinco empresas (Espanha).

 

2010 – Presença na Internet

primeiro-site-optica-pita

Abraçamos os desafios do nosso tempo porque queremos estar sempre mais perto dos nossos clientes. Em Fevereiro de 2010 estreamo-nos nas internet inaugurando o nosso sítio www.opticapita.pt. Neste novo canal de comunicação garantimos-lhe o mesmo grau de confiança que lhe vimos oferecendo há mais de 30 anos. O site foi desenvolvido por uma equipa multidisciplinar nas áreas de design e comunicação (Sónia Sapinho), webdesign (Lã Preta), desenvolvimento web (voindo.eu) e fotografia (Luciano Correia).

facebook-2010-optica-pita

Em Maio de 2010 criamos a nossa página oficial no Facebook. Marcando presença nesta rede social estreitamos a relação e a comunicação com todos os nossos clientes que dela fazem parte.

 

2012 – Internacionalização | Made4U divulgação de resultados

made4u-resultados-optica-pita-peq

A ÓPTICA PITA foi convidada a participar como orador no evento público de divulgação dos resultados do projeto Made4u (atingidos após quatro anos de investigação e desenvolvimento em personalização de óculos graduados e respectivas tecnologias) e deste modo partilhar a sua experiência com os utilizadores reais. Este projeto permitiu à OPTICA PITA durante estes quatro anos treinar e formar toda a nossa equipa nas mais recentes técnicas de medição e tomar contacto com as tecnologias mais avançadas na fabricação de produtos para a óptica oftálmica.

 

2013 – Reforço da presença na internet

novo-site-optica-pita-peq

Em 2013 reforçamos a nossa presença na internet com a criação da nossa conta no Twitter, Foursquare e com uma remodelação total do nosso site oficial. Desenvolvido por uma equipa multidisciplinar de design e comunicação (Sónia Sapinho) e de desenvolvimento web (Marco Almeida/Webdados).  Apostámos num site mais fácil de navegar, mais intuitivo, com mais conteúdos sobre saúde visual, conselhos úteis e versátil na apresentação de notícias e de campanhas publicitárias. Tudo isto para que a relação com os nossos clientes seja cada dia mais estreita.

 

2013 – Internacionalização | OPTICIAN2020

optician2020-opticapita-setubal-portugal-historia

Iniciamos, em Outubro de 2013 a nossa participação no projeto OPTICIAN2020 um projeto a nível europeu, que terá a duração de três anos e é o nosso 2º projeto internacional.

OPTICIAN2020 é um projeto que visa produzir, de forma flexivel e por encomenda, óculos personalizados por agrupamentos de produção óptica. É um projeto de 3 anos co-financiado pela Comissão Europeia dentro do Factories of the Future initiative of the 7th Framework Programme.

 

2014 – Óptica Pita Sines

multiopticas_pita_sines-historia

Respondendo às necessidades dos seus clientes residentes em Sines a ÓTPICA PITA estendeu também os serviços ao litoral sul do distrito de Setúbal. Nesta recente loja, aberta em fevereiro de 2014, temos ao dispor dos clientes uma vasta gama de produtos ópticos, oficina técnica, exames e a habitual eficácia e simpatia dos nossos técnicos especializados. Contamos conquistar os habitantes de Sines assim como esperamos que eles nos conquistem a nós.

 

2014 – Óptica Pita Setúbal Alegro

loja-setubal-alegro-multiopticas-pita-peq

Em novembro de 2014 abrimos a nossa 5ª loja no novíssimo Centro Comercial Alegro em Setúbal. Acompanhando a evolução da oferta comercial da cidade de Setúbal alargamos os nossos serviços ao Centro Comercial Alegro, em novembro de 2014. Nesta loja temos ao dispor dos nossos clientes uma vasta gama de produtos ópticos, oficina técnica, exames e a habitual eficácia e simpatia dos nossos técnicos especializados.  Apostamos nesta superfície comercial porque queremos estar perto de si e presentes onde lhe for mais conveniente.

A nossa 5ª loja no novíssimo Centro Comercial Alegro em Setúbal. Estamos muito orgulhosos desta nossa aposta, contentes porque acompanhamos a evolução da oferta comercial da cidade de Setúbal. Queremos estar perto de si e presentes onde lhe for mais conveniente.

Visite-nos sempre e especialmente no dia da inauguração oficial, 12 de novembro, porque temos algumas surpresas preparadas.

a nossa 5ª loja no novíssimo Centro Comercial Alegro em Setúbal. Estamos muito orgulhosos desta nossa aposta, contentes porque acompanhamos a evolução da oferta comercial da cidade de Setúbal. Queremos estar perto de si e presentes onde lhe for mais conveniente.

Visite-nos sempre e especialmente no dia da inauguração oficial, 12 de novembro, porque temos algumas surpresas preparadas.

2015 – Adaptação do site a plataformas móveis

A utilização de aparelhos móveis para aceder à internet está em crescimento e o seu uso é cada dia mais comum. A necessidade de adaptarmos o nosso site as essas plataformas era urgente. Desejamos que quem acede aos nossos conteúdos tenha uma experiência fácil e compensadora. Deste modo, em agosto de 2015, implementamos as alterações necessárias para tornar o nosso site responsivo e aproveitámos para rever e melhorar algumas outras questões de usabilidade com a nossa equipa de confiança: design e comunicação (Sónia Sapinho) e de desenvolvimento web (Marco Almeida/Webdados).

2016 – Falecimento da Fundadora Brígida Almeida

O ano de 2016 trouxe-nos desafios intensos e inesperados que enfrentámos com o apoio e a solidariedade de todos os nossos familiares, amigos, colaboradores, parceiros e clientes. A preferência dos clientes de sempre e dos novos deu-nos confiança para continuar.

2016 – Primeiro Vídeo Institucional OP

Este foi um dos objectivos que traçámos no ínicio do ano de 2016 e que ganhou relevância extra no decorrer do ano.

Neste vídeo poderá ver como funciona a nossa empresa e compreender o que a distingue da concorrência:

  • atendimento personalizado;
  • formação contínua da nossa equipa;
  • relação positiva com parceiros e fornecedores;
  • certificação de qualidade pela APCER;
  • participação em projetos internacionais;
  • recurso à tecnologia mais inovadora.

Realizadora* Maria Rita
Segundo Camera * Tiago Elias
Maquilhagem & Cabelos * Raquel Batalha
Direção Artística e Produção * Sónia Sapinho 2.0

2018 – 40 anos

Nós, Sónia e João Almeida, ao saber fazer dos nossos pais acrescentámos a nossa energia inovadora para encararmos o futuro com confiança e olhos nos olhos.

Save

Save

Save

Save

Save