Outubro – Mês da Visão, cuide da sua saúde visual.

O QUE É O DIA MUNDIAL DA VISÃO?

É um dia internacional de consciencialização, assinalado anualmente na segunda quinta-feira do mês de outubro para chamar a atenção para a questão da saúde visual global.

Em 2021 a IAPB Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira, em conjunto com os parceiros globais, patronos e membros, querem incentivar todos a refletir sobre a importância da sua própria saúde visual.

A saúde visual tem impacto na educação, no emprego, na qualidade de vida, na pobreza e em tantos outros dos objectivos para o desenvolvimento sustentável.

Neste DIA MUNDIAL DA VISÃO pretende-se que as organizações e o público se unam para incentivar governos, empresas, instituições e os indivíduos a apoiarem o acesso universal à saúde visual e a garantir que todos contam.

A mensagem de 2021 é simples: #AmeOsSeusOlhos garantindo que todos contam.

COMO AMAR OS SEUS OLHOS?

Descubra o que pode fazer para PREVENIR a perda de visão e para PROTEGER, PRESERVAR e PRIORIZAR a sua visão.

 

PREVENIR

Muitas das doenças visuais podem ser prevenidas através da adoção de um estilo de vida saudável que pode ser alcançado adotando uma alimentação e hábitos de vida equilibrados.

PROTEGER

Embora um estilo de vida saudável possa ajudar na prevenção de várias doenças visuais, é igualmente importante proteger e cuidar dos seus olhos. Os riscos vão desde a exposição à luz solar intensa, aos acidentes de trabalho e ao uso prolongado de vários tipos de ecrãs, entre outros.

PRESERVAR

Planeie e realize rastreios visuais com regualridade. Os rastreios visuais regulares permitem obter um histórico da sua saúde visual e da sua família, perceber quais os seus fatores de risco, aferir a sua acuidade visual e o estado da sua saúde visual.

PRIORIZAR

Inclua os exames oftalmológicos na rotina dos seus cuidados de saúde. Dê prioriade à sua saúde visual e considere “amar os seus olhos” como uma missão de vida, ajudando a informar os seus familiares, os seus amigos e a sua comunidade sobre a importância da saúde visual.