Mês da Visão – Como Gostar dos Seus Olhos

13 DE OUTUBRO DE 2022 DIA MUNDIAL DA VISÃO

Este ano a IAPB Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira convoca todos a darem prioridade à sua saúde visual e os líderes a garantirem que os cuidados oftalmológicos sejam universais, inclusivos e a preços acessíveis a todos, em todos os locais.

COMO AMAR OS SEUS OLHOS

  1. SEGUIR A REGRA DOS 20/20/20 PARA DESCANSAR OS SEUS OLHOS

    Quando estiver a usar ecrãs, a cada 20 minutos olhe para um objeto a 20 pés de distância (6 metros) durante 20 segundos, para evitar fadiga visual e dores de cabeça.

  2. PASSAR TEMPO AO AR LIVRE

    As crianças devem passar pelo menos 2h por dia ao ar livre, porque promove o desenvolvimento saudável dos seus olhos e evita o desenvolvimento de miopia.

  3. USAR ÓCULOS DE SOL AO AR LIVRE

    Certifique-se de que seus óculos de sol têm proteção solar UVA e UVB para evitar que a radiação solar danifique os seus olhos.

  4. USAR OS SEUS ÓCULOS GRADUADOS CASO NECESSITE

    Deve usar os seus óculos graduados para ver com clareza e evitar que os seus olhos se esforcem demasiado pois pode causar fadiga visual e dores de cabeça.

  5. VERIFICAR OS COSMÉTICOS PARA EVITAR INFECÇÕES OCULARES

    Verifique a data de validade da maquilhagem de olhos e substitua os seus pincéis regularmente para evitar a acumulação de bactérias que podem causar infecções oculares.

  6. PRATICAR EXERCÍCIO FÍSICO

    A prática de exercício físico regular pode reduzir o risco de desenvolver condições de saúde como diabetes ou hipertensão que podem afetar a sua saúde visual.

  7. ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

    Uma alimentação equilibrada garante-lhe as vitaminas e os minerals essenciais para a manutenção de olhos saudáveis.

  8. NÃO FUMAR

    Fumar aumenta o risco de desenvolver doenças visuais graves e perda permanente da visão.

  9. FAZER EXAMES VISUAIS REGULARES PARA DETETAR PROBLEMAS ANTES DE SURGIREM SINTOMAS

    Um exame visual pode detetar condições de saúde visual antes de afetarem a sua visão. Mesmo que sinta que está tudo bem com os seus olhos, deve efetuar exames visuais com regularidade.

  10. DAR PRIORIDADE AOS SEUS OLHOS – VAI PRECISAR DELES A VIDA TODA

    Ponha lembretes na sua agenda para fazer os seus exames visuais regularmente. Deve verificar o estado de saúde dos seus olhos a cada 1-2 anos.

    fonte www.iapb.org/world-sight-day/
    (2022)