Notícias OP – Teste os seus olhos

saude-visual-do-adulto-optica-pita

Dia 8 de outubro celebra-se mais um dia mundial da Visão. Em todo o mundo decorrem ações de sensibilização para a saúde visual e para os perigos da cegueira global. A maioria das causas de cegueira tem causas previsíveis que podem ser prevenidas ou tratadas.

Recomendamos que teste os seus olhos e os dos seus familiares com regularidade. Os rastreio visuais inserem-se nos cuidados primários de saúde. O rastreio optométrico identifica o estado da saúde visual, através de testes e/ou outras técnicas de aplicação rápida. Despista condições oculares ocultas que necessitem de observação por um médico Oftalmologista.

É preciso estar atento aos sinais de alerta e consultar um especialista de visão logo que surjam. Em caso de perfeita saúde visual aconselha-se que os adultos repitam as sua consultas de rotina oftalmológica de dois em dois anos. No nosso site encontra informação sobre saúde visual pertinente que poderá esclarecer algumas das suas dúvidas. Também o poderár fazer com os nossos técnicos em qualquer uma das nossas 5 lojas.

Destacamos aqui informação sobre a PIO pela relevância que tem para a prevenção da cegueira.

PIO – O que é?
Dentro do nosso olho circula um líquido designado humor aquoso. O equilíbrio entre a produção e o escoamento desse líquido chama-se pressão intra-ocular. A PIO deve estar compreendida entre 11-21 mmHg. Quando a sua PIO não se encontra dentro dos valores acima indicados recomendamos a observação por um médico Oftalmologista.

Valores elevados ou baixos podem ser indicativo de patologias que podem comprometer a saúde ocular. É muito importante controlar a PIO para prevenir danos internos.

Nas nossas lojas realizamos medições gratuitas da PIO e são realizadas através de um tonómetro de sopro, pelos nossos Optometristas e Ortopistas.

Pode agendar os seus rastreios em qualquer uma das nossas cinco lojas Setúbal Baixa, Setúbal Alegro, Setúbal Montebelo, Grândola e Sines.