Notícias OP – Internacionalização

optician2020-opticapita-setubal-portugal

Internacionalização ÓPTICA PITA

Iniciamos, em Outubro de 2013 a nossa participação no OPTICIAN 2020 um projeto a nível europeu, que terá a duração de três anos e é o nosso 2º projeto internacional. No final de outubro recebemos todos os nossos parceiros internacionais oriundos de Espanha, Reino Unido, Eslovénia e Bélgica para uma reunião de trabalho. Nesta fase já temos nas nossas instalações da Baixa de Setúbal um pequeno laboratório equipado com os protótipos para iniciarmos os primeiros testes de fabricação de óculos por medida.

OPTICIAN 2020 é um projeto que visa produzir, de forma flexível e por encomenda, óculos personalizados por agrupamentos de produção óptica. Aborda a necessidade de utilização de novas tecnologias de manufatura para a produção local de óculos personalizados.

Os óculos são artigos de moda que combinam a prescrição médica, performance funcional e o requisitos estéticos. O paradigma da indústria oftálmica 2020 será o de que óculos completamente personalizados sejam produzidos em ópticas locais com base na prescrição refractiva, os dados anatómicos do consumidor e as suas preferência de estilo.

O projeto OPTICIAN 2020 constroi-se com base nos resultados do projeto Made4U (no qual também participámos) concluido com sucesso em julho de 2012. Neste projeto, vários modelos de negócio foram investigados em conjunto com o desenvolvimento da tecnologia de mapeamento do rosto, de soluções de design e de tecnologias de manufatura adequadas para a produção de óculos fabricados com polímeros até um estágio pré-competitivo.

O projeto OPTICIAN 2020 desenvolve tecnologias e os processos que comprovam que o negócio dos óculos personalizáveis pode ser elegante e, ao mesmo tempo, sustentável e lucrativo numa indústria de proximidade. Liderado pela Fundación Privada Ascamm (Barcelona, Espanha) o consórcio de participantes neste projeto é formado por 10 parceiros de 6 países europeus (Espanha, Suíça, Reino Unido, Eslovénia, Bélgica e Portugal) que de uma forma equilibrada conjuga empresas de larga, média e pequena escala com centros tecnológicos. Este consórcio reúne um potencial de perícia, design personalizado, engenharia de produção, tecnologias de produção e interações antropométricas e ergonómicas homem-produto unidas pela indústria dos cuidados visuais.

É um projeto de 3 anos co-financiado pela Comissão Europeia dentro do Factories of the Future initiative of the 7th Framework Programme.

apcer-optica-pita

 

10ª Auditoria APCER (Renovação do Certificado) NP EN ISO 9001

No dia 2 de novembro 2015 realizou-se a 10ª auditoria da Apcer às nossas lojas e obtivemos o fantástico resultado de zero não conformidades. Obrigada a todos os nossos colaboradores pelo seu empenho e excelência do seu trabalho!